Meditar é um processo. Exige tempo e disciplina. Não é uma religião - apesar de ter suas origens nas religiões orientais, com os primeiros registros há 5000 anos na Índia. A meditação tem sido estudada pela ciência há alguns anos e seus efeitos foram comprovados. Por exigir disciplina, também exige tempo e aí é que está o maior problema: Como arrumar tempo para meditar? Por isso, pode-se considerar também, uma prática cara. Ela te custará tempo, o seu maior patrimônio.
Os benefícios da meditação
Os benefícios da meditação são físicos e mentais. Entre os físicos, podemos perceber a estabilidade da pressão arterial - inclusive baixando - o retardo do envelhecimento e principalmente a diminuição das dores crônicas e enxaquecas. Entre os benefícios mentais estão a redução do stress, da ansiedade e o combate à depressão.
Terapia e meditação
Do que se trata? Cansado de não obter resultados através da terapia convencional - através apenas da fala - desenvolveu-se uma técnica que inclui outras atividades além da conversa em consultório.
A psicoterapia oriental é um método que utiliza técnicas orientais de promoção do bem-estar, como meditação, yoga e acupuntura, juntamente com a técnica de psicoterapia, para atingir objetivos de curto e longo prazo. Inovador, este método vem se difundindo pelo mundo rapidamente devido ao seu resultado imediato, profundo e permanente. Cansados de não atingir resultados palpáveis, muitas pessoas desistem da terapia clássica. Se por um lado os psicoterapeutas e psiquiatras se queixam da falta de engajamento dos clientes, estes por sua vez se queixam da falta de resultados reais, que possam ser sentidos e ser visíveis. As constantes recaídas criam um ciclo vicioso que tornam o processo terapêutico clássico num espiral sem fim, criando expectativas que terminam em frustração. E assim segue o ciclo infinito que parece nunca terminar.
A psicoterapia oriental por sua vez tem como objetivo dar autonomia ao indivíduo. Ela ensina a técnica de cura e você se torna o seu próprio terapeuta. Através do aprendizado destas técnicas, você será capaz de se transformar, de mudar seus hábitos e de se curar. Tudo que você necessita lhe será ensinado. Sem milagres e sem mistérios. Você irá aprender mais do que ouvir. Você será o seu próprio mestre e irá sentir as mudanças em muito menos tempo do que espera.
As técnicas utilizadas são CIENTIFICAMENTE comprovadas. Não envolve esoterismo nem tampouco religião.
Para que serve?
A psicoterapia oriental auxilia as pessoas em diversos aspectos. Por se tratar de um método que envolve técnicas diversas, seu alcance também é amplo.
"Pessoas inteligentes resolvem problemas. Os sábios os evitam."
Foco e Concentração - Aumente seu poder de foco e concentração em mais de 100%. Leia mais rápido, memorize mais informações e economize tempo. As técnicas que lhe serão ensinadas o ajudarão a eliminar distrações quando necessário e a focar num objetivo estabelecido. E obviamente, também como alcança-lo.
"Sábios atingem os alvos que os outros não conseguem atingir. Gênios atingem os alvos que os outros sequer conseguem ver."
Sono, Criatividade e Insights Seja de qual área você for, você sentirá uma enorme mudança na sua criatividade e no seu poder de inovação. De repente uma grande ideia, uma nova estratégia de approach à um antigo problema e eis que do nada, aquele velho entrave se resolve. "Como nunca pensei nisso antes?". Esta é a questão que mais tenho ouvido. E é com grande prazer também, que ouço que o sono melhorou, que os sonhos são agora vívidos e que a inspiração tornou-se algo habitual.
"Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim que elas virão até você."
Dor crônica e Pressão arterial - Com tanta mudança em você, nada mais natural que regular sua pressão arterial. Através da meditação, sua pressão se estabilizará e você poderá - com o devido acompanhamento médico - reduzir suas medicações. Pessoas com dor crônica - meu caso pessoal - relatam redução de 50% ou mais na dor. Como isso acontece? Não é um mistério.
Como funciona?
Existe no cérebro uma área muito pesquisada pelos neuro-cientistas chamada "cortex pré-frontal". Esta região está diretamente associada a comportamentos como planejamento e pensamentos complexos. Estudos traçam uma ligação direta entre a personalidade e o cortex pré-frontal da pessoa. Quando falamos de planejamento e comportamentos complexos, estamos falando de temas como previsão de fatos, análise de risco, e expectativas. Todas estas funções estão relacionadas com o seu humor. Uma pessoa que julga estar em risco provavelmente se sentirá ansiosa. Uma pessoa que não vê suas expectativas alcançadas, provavelmente terá seu humor deprimido. O prejuízo nas funções do cortex pré-frontal levam a comportamentos de impulsividade, agressividade e inadequação social.
A psicoterapia oriental é uma terapia que trabalha o cortex pré-frontal. Porém, ela não descarta totalmente o método terapêutico analítico-comportamental clássico. Por que não? Porque este método nos permite medir os efeitos da psicoterapia oriental conforme ela se desenvolve. Porém, não nos atemos apenas à fala. Além de envolver outras técnicas que não apenas a convencional - a fala em consultório particular - ela também pode lançar mão outros profissionais, além do terapeuta. As vezes surge a necessidade de um acupunturista, outras vezes um profissional de yoga e talvez outros. Tudo dependerá do que melhor lhe serve. O papel do psicoterapeuta é lhe ensinar algumas técnicas importantes, acompanhar o seu desenvolvimento medindo sua evolução e ter acesso ao seu feedback. Após um período determinado, faz-se necessário apenas a manutenção das práticas e alguma eventual correção particular, caso seja necessário. Em pouco tempo, você estará apto a fazer sua própria terapia, onde quiser, para o que desejar.
Aprenda e meditar. Contato: (011) 99996-1106